domingo, 21 de abril de 2013

Destino: Ouro Preto

 OBSERVAÇÃO:
 Sou um TURISTA ESTRANHO!  

Não gosto de balada; não bebo; não faço questão de tomar banho nas praias do lugar; não faço questão de luxo algum no hotel; prefiro conhecer a parte cultural, a história do lugar; adoro comer!
 NÃO ESTRANHE SE MINHAS OPÇÕES FOREM COMPLETAMENTE ABSURDAS PARA VOCÊ.....

DESTINO:
 Ouro Preto
MEIO DE TRANSPORTE:
 Ônibus. É tranquilo, a rodoviária fica no centro histórico mesmo.

ÉPOCA DA VIAGEM:
 Meados de maio

FOI BOM IR NESSE PERÍODO PORQUE...
 18 de maio é o dia internacional dos museus. Na semana de comemoração, 
 acontecem atividades diferenciadas em horários estendidos. E Ouro Preto
 tem museu pra dar e vender!
FOI RUIM IR NESSE PERÍODO PORQUE...
 É friozinho lá. Eu ODEIO frio!



ANTES DE IR SAIBA QUE:

É ladeira pra tudo quanto é lado! Se você não gosta ou não pode, nem vá!!!
O QUE TEM PARA VER:
Igreja, como tem igreja, meu Deus... E milhões de museus!
COISAS QUE SÓ EU FAÇO:
Ainda em casa, imprimi um mapa do centro histórico com os principais pontos de interesse de visitação. Eu revirei aquele centro de cima a baixo com meu GPS da Idade da Pedra, até que depois de alguns dias nem precisava mais olhar pra ele. Vi tudo e mais um pouco.
COISAS QUE SÓ ACONTECEM COMIGO:
Graças às minhas andanças, já estava tão em casa que as pessoas me paravam pra pedir informação. E o pior é que eu sabia responder!!

COISAS QUE NINGUÉM FALA SOBRE O LUGAR, MAS VALEM A PENA:
O horto que corta todo o centro histórico é fantástico, bem preservado e definitivamente vale a pena “cortar caminho” por ali. Eu pelo menos fiz questão váááááárias vezes.



APROVEITANDO QUE ESTÁ LÁ....
Pegue um ônibus e vá a Mariana, cidade vizinha. Se você conseguiu não enjoar, tem mais ladeira, mais igreja... mas no caminho tem também minas de ouro abertas a visitação, o que vale MUITO a pena se você não for claustrofóbico.
PONTOS NEGATIVOS:
Tirando as inúmeras igrejas, os museus, as minas e o horto, não há muito mais o que se fazer na cidade......
PONTOS POSITIVOS:
Tem mais guia de turismo do que gente em Ouro Preto. Estando em grupo, com alguma companhia de viagem ou sozinho, em cada esquina ou porta de igreja/museu tem um guia disposto a te acompanhar por preços que você fica com vergonha de pagar de tão baixos.
Se você gosta de comer como eu... Aqui é um lugar onde se engorda alguns quilos sem esforço (mesmo com as ladeiras!). Tutu, feijão tropeiro, pão de queijo, é claro, chocolates... em todos as lojas, restaurante e na humilde pousada que fiquei, tudo era muito bem feito, bem farto e bem gostoso.


UMA AVENTURA MUITO MINHA:
Noite já, paro num trailer de esquina e peço um hambúrguer pra não dormir de barriga vazia. Alguns minutos depois o cara me entrega um monstro gigantesco. “Moço, acho que meu pedido veio errado. Eu pedi um hambúrguer simples.” “Desculpa, eu esqueci de colocar alguma coisa?”
Noite na pousada, a recepção me indica o número de uma pizzaria. Pouco tempo depois, chega um pacote monstruoso com a pizza mais maravilhosamente gostosa que eu já comi na vida! E, novamente, nem pedi a grande. Minas Gerais, teu nome é fartura.
DURAÇÃO DA VIAGEM:
Eu passei 7 dias em Ouro Preto, e confesso que no final já estava meio saturado. 5 dias é o suficiente.
NOTA FINAL:
8,0




Um comentário: